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LOJA ONLINE SEM SEGREDOS

Ter uma loja online por si só não é suficiente para realizar vendas. Há uma série de procedimentos indispensáveis para o sucesso do e-commerce. Neste artigo, vamos ajuda-lo a compreender melhor o que é necessário para vender na internet.

1. A importância da informação
Uma das maiores desvantagens da venda online é o cliente não ter acesso ao toque e a experimentar o produto. Por isso, uma descrição completa dos produtos é imprescindível para o sucesso das vendas, devendo responder às possíveis dúvidas do cliente.
Da mesma forma, os conteúdos das páginas institucionais, como a “Quem Somos” são muito importantes para gerar e aumentar a confiança na sua marca. Esta página deve conter o máximo de informação, como a história, os fundadores, a visão e os valores. É essencial também transmitir segurança na compra, informando sobre a proveniência dos produtos e garantia de qualidade.

2. Não descure o SEO
O SEO é um conjunto de técnicas, cujo principal objetivo é tornar os sites mais “amigáveis” para os motores de busca, trabalhando títulos e palavras-chave, de forma que o site fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.
É fundamental trabalhar o SEO de cada página do site, para o sucesso da sua loja online.

3. Recursos humanos
Tendemos a acreditar que a tecnologia substitui facilmente o fator humano, no entanto, a tecnologia não pode dar frutos sem a envolvência e dedicação dos recursos humanos. Frequentemente, o empreendedor absorve para si a maior parte das tarefas inerentes a uma loja online, o que muitas vezes resulta numa estagnação do negócio, por falta de tempo e disponibilidade.
Na fase de criação/abertura de uma loja online, é necessário dedicar bastante tempo à introdução adequada dos produtos, o que inclui conhecimento na área da fotografia, informação dos produtos, possíveis variáveis, etc. Se não possui os conhecimentos necessários ou disponibilidade, considere a hipótese de contratar/delegar tarefas como: serviço fotográfico (captação e tratamento), introdução dos produtos de forma completa, etc.

4. Invista nos conteúdos
Imagens profissionais conferem confiança na sua loja online. Invista em imagens de qualidade, recorrendo a fotógrafos ou a bancos de imagens. Recorra também aos serviços de design gráfico para a elaboração de banners ou imagens ilustrativas da marca.
Os textos devem ser cuidados, gramaticalmente corretos e sem erros ortográficos. Se tiver outros idiomas que não domine totalmente, recorra aos serviços de tradução profissionais.

5. Conheça os preços da concorrência
Lembre-se que os seus potenciais clientes, da mesma forma que acedem à sua loja online, também pesquisam outras lojas à procura do produto pretendido. Esteja sempre a par dos preços que os seus produtos têm nas lojas online concorrentes e tente sempre praticar preços abaixo, nem que sejam alguns cêntimos. Assim, conseguirá captar novos clientes e fideliza-los.

6. Investimento contínuo
Tal como uma loja física, a loja online precisa continuamente de melhorias. A tecnologia está em constante evolução e surgem frequentemente novas funcionalidades. Esteja atento, visite as lojas online mais populares e vá investindo na melhoria da experiência do utilizador e na introdução de novas ferramentas. Faça-o anualmente e terá uma loja sempre atual.

7. Serviço de transporte
Uma das desvantagens para o comprador online, é o custo acrescido dos transportes. Avalie as várias transportadoras do mercado e escolha tendo em conta os serviços adicionais para o seu cliente, como envio de sms ou email, agendamento da entrega, pontos pick up, etc.
Se possível, absorva os custos do transporte na sua margem, a partir de um determinado valor em compras. Considere ainda os custos de devolução. Se o cliente puder devolver um produto sem custos, irá sentir-se mais seguro na compra.


8. Métodos de pagamento
O valor dos portes e os métodos de pagamento devem estar bem claros e visíveis na sua loja online. Esclareça e destaque estas informações em todo o site, em particular nas páginas dos produtos. É um erro comum deixar esta informação para a fase final da compra, que muitas vezes resulta em desistência, por parte do cliente.

9. Meios de divulgação online e offline
Pode ter a melhor loja online do mundo, mas se os potenciais clientes não souberem da sua existência, não haverá resultados. Desde o seu lançamento, considere investir continuamente na divulgação da sua loja, através dos vários meios disponíveis.
Atualmente, os meios mais frequentes e eficazes são o Facebook Ads e o Google Adwords, mas é essencial estar sempre atento às tendências. O ideal será definir uma estratégia integrada, que inclua vários canais de divulgação.
Mas lembre-se que nem todos os compradores online são potenciais clientes. Encontre o seu público-alvo e promova a sua loja junto do mesmo. Para isso, tenha em conta o que o seu público-alvo faz, como se diverte, como comunica, etc.

10. Marketing de Influência
Uma boa estratégia de divulgação poderá passar pelo estabelecimento de parcerias com influenciadores online. Estas parcerias devem ser duradouras para causarem um impacto positivo na sua marca.

11. Aceitar as devoluções
Esteja consciente que a compra à distância pode facilmente resultar numa compra por engano. Não encare as devoluções como algo negativo, mas como um procedimento natural da compra online. O cliente pode simplesmente errar no tamanho ou na quantidade e querer devolver o produto. Não tente dificultar o processo, pois isso será um ponto negativo para a sua imagem. Procure sempre questionar o cliente sobre a razão da devolução e compreenda as suas razões.

12. Mime os seus clientes
Quando um cliente compra pela primeira vez na sua loja online, mantenha contacto. Algumas sugestões: envie uma oferta juntamente com a encomenda, envie um e-mail com uma promoção para a próxima compra, envie recomendações de produtos, divulgue novos produtos.


13. Teste exaustivamente todas as funcionalidades
Antes de lançar a sua loja online, efetue todos os testes necessários. Esteja consciente de que uma loja online nunca estará perfeita, mas se fizer muitos testes e corrigir os erros encontrados, irá garantir mais fiabilidade. Os testes devem incluir a introdução de produtos, a criação de contas, atualização de dados dos clientes, a simulação de compra, códigos promocionais, métodos de pagamento, etc.


14. Esteja disponível
Proporcione ao seu cliente várias formas de atendimento: telefone, e-mail, chat, redes sociais, whatsapp, etc. e responda-lhe num curto espaço de tempo. Lembre-se que uma compra poderá estar dependente da sua rápida resposta.


15. Evite ao máximo reclamações
Lembre-se: os seus clientes compram através da Internet, mas é também através da Internet que fazem as suas reclamações! Essas reclamações estão visíveis a qualquer utilizador da Internet  poderão inibir os seus potenciais clientes de comprar na sua loja online. É imperativo evitar clientes insatisfeitos. Sempre que encontre alguma crítica negativa online, tente resolver o problema, de forma que a crítica seja retirada.

2020 Abril 14

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