Linkage
 
...

NOME DE EMPRESA NÃO É MARCA!

Quando decide abrir uma empresa é normal que ao pesquisar sobre o assunto surjam dúvidas sobre que passos dar para a sua criação.
Que nome devo dar à minha empresa? O nome da empresa é a minha marca? Esta dúvida passa pela dificuldade em perceber a diferença entre o nome da empresa e marca, e o que fazer para registá-las sem ter problemas futuros.
Quando regista a sua empresa nos Serviços do registo Comercial, está a registar o nome da sua empresa a nível fiscal.
Quando passa para o plano comercial, poderá deparar-se com várias situações complicadas, como existir uma marca com um nome idêntico ao da sua recém criada empresa que opera no mesmo setor que o da sua empresa e não conseguir um domínio .pt ou .com que seja comercialmente apelativo.
A situação ideal é ter o nome da empresa, marca comercial e domínio, tudo com o mesmo nome.
No nosso caso, a empresa chama-se Linkage - Publicidade e Comunicação Lda, temos a marca "Linkage" registada nas duas classificações de Nice em que trabalhamos e também temos o domínio linkage.pt registado em nosso nome.
Como devemos proceder, quando queremos ter a situação ideal ao abrirmos o nosso negócio?
Simples, temos que escolher um nome que esteja disponível para registo nos três seguintes organismos: Registo Comercial das Empresas (nome da empresa), no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (registo d emarca) e na FCCN (registo de domínio .pt).
Aqui ficam os links onde podem pesquisar se o nome que pretende está disponível nos 3 organismos mencionados acima:
Pesquisa do Nome da Empresa
Pesquisa de Marca
Pesquisa de Domínio .pt

Depois de se certificar que o nome que pretende está livre nos 3 organismos, aí sim, pode avançar para a criação da sua nova empresa com o nome escolhido.

Caso necessite da criação da imagem gráfica da sua nova empresa, website, etc, já sabe que pode contar com os nossos serviços.  

2022 Março 11

Tags: marcaregisto de marcanomeempresacriaçãodominioinpidns