O que é e-Commerce?
Traduzido para a língua portuguesa, sginifica comércio eletrónico.
É um conceito aplicável a qualquer transacção comercial que implique a transferência de informação através da Internet. É abrangente a diferentes tipos de negócios, como sites de retalho destinado ao consuimidor final, sites de leilões, e também comércio de bens e serviços entre organizações.
De momento é um fenómeno em grande crescimento na Internet.
O e-commerce permite que os consumidores transaccionem bens e serviços electronicamente sem fronteiras físicas (crossborder) e temporais.
Tipos de e-Commerce
Os negócios entre empresas designam-se por B2B ou Business to Business, por oposição aos negócios B2C ou Businnes to Consumer, que se dirigem aos consumidores. O tipo B2C é o tipo de e-commerce mais habitual e usal, pois normalmente não obriga a qualquer tipo de restrição.
Os negócios B2B permitem milhares de transacções. Tornar as transacções convencionais em transacções eletrónicas, amplia as vantagens competitivas sobre os métodos convencionais. Quando corretamente implementado, o e-commerce acaba por ser mais rápido, menos custoso e mais conveniente do que os métodos tradicionais de transacção de bens e serviços.
A estratégia para criar uma loja online de sucesso pode ser dificultada se não forem respeitados certos princípios e se for esquecido o que é suposto ser o e-commerce em negócios online.
O que é um carrinho de compras virtual?
O carrinho de compras e-commerce é uma ferramenta fundamental que tem como objetivo possibilitar que os consumidores possam selecionar os produtos numa loja online antes de passarem para as páginas de "checkout" e pagamento.
Em que é que os carrinhos de compras online diferem dos carrinhos de compras dos supermercados?
Na loja online o cliente vê um produto que lhe interessa, coloca-o num cesto de compras virtual, e quando decide finalizar a sua compra, procede ao ‘checkout’ completando a sua transacção fornecendo os seus dados para pagamento.
No supermercado, para além de ter tido de se deslocar ao ponto de venda, tem de manusear os produtos que adquire várias vezes até os colocar na prateleira de sua casa.
Tags: e-commercecarrinho de comprasb2bb2cbusiness to businessbusiness to consumercomercio eletronicovendas online