Linkage
 
...

POP3 OU IMAP? CONHEÇA AS DIFERENÇAS.

O POP3 –  Post Office Protocol – é um protocolo TCP/IP que permite que um cliente de e-mail descarregue um e-mail a partir de um servidor.  Com este protocolo de leitura de e-mail,  há a transferência sequencial de mensagens do servidor para um programa de receção e envio de e-mails (como o Outlook) configurado noutro(s) dispositivo(s), por exemplo, computador, smartphone, tablet. Assim, o utilizador poderá ler, responder, apagar ou armazenar as mensagens na sua caixa de correio.

Com o recurso ao POP3, à medida que as mensagens de e-mail são descarregadas para o seu programa de receção e envio de e-mails, estas são automaticamente eliminadas do servidor, o que significa que se estiverem a ser armazenadas no seu computador e este deixar de funcionar, perderá todo o conteúdo. Como tal, caso pretenda precaver-se, é importante configurar a sua conta de e-mail com recurso a IMAP, para que possa ficar com um backup do conteúdo da sua caixa de correio, para repor em caso de necessidade. De salientar que alguns programas de e-mail permitem que as mensagens não sejam imediatamente removidas do servidor após transferência, sendo possível  armazená-las durante um número de dias a definir (configurável no programa de e-mail).

Uma particularidade do POP3 é que ao utilizar este protocolo, conseguirá consultar os seus emails, mesmo estando offline, necessitando apenas de manter a ligação ativa para que ocorra a transferência dos e-mails para o programa.



O IMAPInternet Message Access Protocol – é um protocolo TCP/IP de leitura de e-mail. Este protocolo permite que o programa de receção e envio de e-mails descarregue os e-mails de um servidor de e-mail, tal como o POP3. No entanto, o IMAP disponibiliza recursos adicionais, nomeadamente a possibilidade de o utilizador armazenar os seus e-mails no próprio servidor.  Assim, o IMAP necessita de mais recursos ao nível do espaço em disco no servidor que o POP3, uma vez que os e-mails ficam armazenados no servidor de e-mail.

Através do IMAP, os e-mails são lidos diretamente no próprio servidor, seja por Webmail, seja por um programa de receção e envio de e-mails, devidamente configurado como IMAP.

2021 Março 20

Tags: pop3imapprotocolos tcp/ipconfiguração de e-mails